UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

São locais governamentais (pertencem a Federação, Estado ou Município) ou particulares, estabelecidos por leis, nos quais, pretendem-se preservar as riquezas naturais e os ecossistemas para as gerações atuais e futuras. Existem várias categorias de Unidades de Conservação (UC): parques, reservas biológicas, estações ecológicas, áreas de proteção ambiental, reservas particulares de patrimônio natural, etc, cada uma com uma estrutura de funcionamento adequada ao seu propósito.
Em algumas destas UCís temos protegidas espécies de lepidópteros ameaçados. Logo, visando divulgar para melhor proteger nossas borboletas, aqui estão relacionadas alguns destes santuários

Área de Proteção Ambiental (APA),
FEDERAL
Cavernas do Peruaçu

Apa Federal Cavernas do Peruaçu, localizada nas proximidades dos municípios de Itacarambi e Januária, no norte de Minas Gerais, próximo a calha do Rio S. Francisco, caracterizada pelas formações rochosas de origem calcária.
 

Clique para ampliar - Photo by A. Soares Clique para ampliar - Photo by A. Soares
Clique para ampliar*

Parque Nacional Monte Pascoal

O Parque Nacional Monte Pascoal, está localizado no Município de Porto Seguro, no sul da Bahia. Ocupa uma área de Mata Atlântica com cerca de 23.000 ha. Dentre suas belezas cênicas destacam-se o Monte Pascoal, o Ponta do Corumbaú ( foto em exposição) e as praias selvagens que estendem-se por aproximadamente 8 km. Ainda é relevante assinalar que o Parque abriga a Reserva Indígena da Tribo Pataxós.
 

Clique para ampliar - Photo by A. Soares Clique para ampliar - Photo by post card - author unknown
Clique para ampliar

Estação Ecológica Federal do Pau
Brasil

A Estação Ecológica federal do Pau Brasil. Também está localizada no Município de Porto Seguro.Ocupa uma área de Mata Atlântica onde são preservados sítios primitivos de Caesalpinia brasiliensis (L), pau brasil.
 

Clique par ampliar - Photo by A. Soares Clique para ampliar - Photo by post card - Authosr unknown
Clique para ampliar

Reserva Biológica Estadual do Jaíba

A Reserva Biológica Estadual do Jaíba está localizada no município de Jaíba, norte de Minas Gerais. Sua área compreende dois ecosssistemas distintos, um primitivo, a Caatinga Arbórea, e outro secundário, o Carrasco.
 

Clique para ampliar - Photo by A. Soares Clique para ampliar - Photo by A. Soares
Clique para ampliar

Reserva Legal do Projeto Jaíba (CODEVASF)

A Reserva Legal do Projeto Jaíba esta localizada nas proximidades da Gleba C2 (Etapa I), no município de Jaíba, norte de Minas Gerais. Nesta área, administra pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do S. Francisco (CODEVASF), também encontramos dois ecosssistemas distintos, a Caatinga Arbórea, e o Carrasco.
 

Clique para ampliar - Photo by A. Soares
Clique para ampliar


Mandamentos para colecionismo didático
Eco-glossário
Fórum Correióptero 
breve